Nesta página:

    A moda rápida tornou-se sinónimo da nossa vida moderna, graças ao aumento dos rendimentos disponíveis, aos custos de produção mais baratos e à nossa obsessão em recriar os looks das passarelas.

    A indústria da moda atual lança-nos várias tendências em cada estação. Essencialmente, os retalhistas em linha e as cadeias de lojas de vestuário populares oferecem os últimos looks feitos com materiais de menor qualidade na sua pressa de fornecer peças de vestuário aos seus clientes. No entanto, estes produtos de baixa qualidade acabam inevitavelmente em aterros sanitários, contribuindo para a poluição atmosférica em grande escala. De facto, a indústria têxtil produz cerca de 1,7 mil milhões de toneladas de CO2 por ano.

    Mas gastar um pouco mais em roupas de melhor qualidade, que podemos usar durante anos (ou mesmo décadas, se as cuidarmos), pode fazer uma enorme diferença para o ambiente. Leia as nossas dicas sobre como fazer escolhas mais conscientes em relação à moda amiga do ambiente e ao local onde faz as suas compras.

     

    1. Compre menos roupa
      Uma forma de causar um grande impacto é simplesmente comprar menos roupa. Em vez disso, invista em roupas bem feitas e cuide bem delas para que durem muitos anos. Compre artigos que possam ser combinados para criar novos visuais e estilos com as mesmas peças. Certifique-se de que as repara rapidamente se tiverem um pequeno rasgão ou utilize o Vanish Oxi Action Pó Potenciador de Lavagem ou o Vanish Oxi Action Gel Concentrado Potenciador de Lavagem para tirar nódoas à 1ª, evitar a transferência de cores e remover maus odores.
    2. Compre roupa em segunda mão
      Antes de se dirigir ao centro comercial para comprar roupa nova, considere a possibilidade de comprar roupa usada em websites especializados, lojas de segunda mão ou lojas de caridade. A isto chama-se moda ecológica e pode ser tão elegante como comprar roupa nova.
    3. Compre localmente
      Fazer compras regulares em lojas de roupa locais é uma ótima maneira de apoiar o conceito de eco sustentabilidade. Uma vez que terá de viajar para longe, estará a reduzir a sua pegada de carbono. Além disso, estará a apoiar a sua comunidade e economia locais - é sempre uma situação em que todos ganham!
    4. Evite materiais sintéticos
      Na realidade, muitos dos tecidos sintéticos que usamos, incluindo o nylon e o poliéster, são feitos de petróleo, o que contribui para os gases com efeito de estufa.[1] Em vez disso, escolha uma moda mais amiga do ambiente, optando por tecidos como o linho, o cânhamo ou a lã, que são igualmente bonitos, mas mais responsáveis pelo planeta.
    5. Pesquise
      Conhecimento é poder, e saber de onde vem a sua roupa pode ajudá-lo a fazer escolhas mais ecológicas. A sustentabilidade está a tornar-se uma consideração de compra importante, e é por isso que muitas marcas estão a tornar-se mais transparentes sobre as suas políticas ambientais e sociais. Muitas marcas estão a desenvolver parcerias com iniciativas de sustentabilidade e a garantir que os seus materiais são obtidos de forma responsável, por isso, procure as marcas que estão a impulsionar a mudança.

    Com a informação na ponta dos dedos, nunca foi tão fácil descobrir de que são feitas as suas roupas favoritas e qual a sua origem. Conhecer a história das suas roupas pode ajudá-lo a tomar decisões informadas para a sua próxima compra.

    [1] https://goodonyou.eco/material-guide-nylon/

    Um guia para a moda sustentável com Vanish