Provavelmente tem roupas no seu guarda-roupa das quais precisa de se livrar. Algumas dessas roupas já devem ter visto melhores dias, talvez já não sirvam, não as tenha usado ou tenham desbotado. Pode ser tentador adotar uma mentalidade de não ver, não pensar, enterrando-as no fundo do seu guarda-roupa ou simplesmente deitando-as fora.

No entanto, a eliminação das suas roupas velhas pode ser prejudicial para o ambiente se não for feita corretamente, especialmente se acabarem em aterros. Por isso, independentemente das suas razões para se livrar de roupas e limpar o seu guarda-roupa, aqui estão algumas dicas para o ajudar a encontrar uma forma mais sustentável de se livrar das roupas que já não quer.

1. Não deite fora a roupa que já não quer

Em primeiro lugar, se tiver de se desfazer de roupa, não a deite fora. As roupas deitadas fora acabam em aterros, podem demorar anos a bio degradar-se e contribuem para a poluição tóxica do ar [1]. Existem várias opções disponíveis para evitar deitar roupas fora, incluindo a sua reciclagem; mais sobre isto adiante.

[1] https://remake.world/stories/news/are-our-clothes-doomed-for-the-landfill/

Não deite fora a roupa que já não quer

2. Reparação de rasgões, botões e buracos

O desgaste geral é normal, mas para garantir que tira o máximo partido das suas roupas, tente coser buracos e substituir botões que tenham caído. Além disso, graças ao Vanish Oxi Action Pó Potenciador de Lavagem e ao Vanish Oxi Action Gel Concentrado Potenciador de Lavagem, as nódoas, a cor baça e até os maus cheiros não significam que as suas roupas tenham chegado ao fim da sua vida útil. De facto, é importante mantê-las com bom aspeto porque se todos mantivéssemos as nossas roupas durante mais nove meses, poderíamos reduzir os aterros em mais de 200 toneladas![2]

[2] https://vanishpt.gatsbyjs.io/cuidados-com-a-roupa/reparar-reutilizar-roupas-antigas/

Reparação de rasgões, botões e buracos

3. Dar roupa como prenda a amigos e familiares

Não é em segunda mão, é vintage. Ofereça as suas roupas usadas a familiares ou amigos para que a sua peça possa viver mais tempo. Com um pouco de sorte, o seu ente querido irá apreciar a sua peça de roupa favorita tanto quanto você.

Dar roupa como prenda a amigos e familiares

4. Venda a roupa que já não usa na Internet

Graças à internet, nunca foi tão fácil livrar-se das roupas que já não quer. Há muitas maneiras de vender as tuas roupas, ganhar algum dinheiro e ajudar o ambiente através de plataformas de redes sociais e sites de roupa em segunda mão.

Venda a roupa que já não usa na Internet

5. Doe as suas roupas a quem precisa

Abrigos para sem-abrigo, abrigos para animais, orfanatos e lojas de caridade estão sempre a recolher itens como roupas, lençóis e cobertores. Em vez de deitar fora as suas roupas, leve-as a uma loja de caridade local para que alguém as possa utilizar. De facto, calcula-se que, se toda a roupa que acaba em aterros tivesse sido doada a instituições de caridade, seriam gerados mais de 140 milhões de euros de rendimento adicional por ano.[3]


[3] https://peggada.com/contentores-doacoes-revenda-roupa/

6. Dê outro uso para as suas roupas

Se a sua peça de roupa tem um buraco que não pode reparar, tente dar-lhe uma nova vida transformando-a num pano de limpeza que pode utilizar para limpar a casa de banho ou o carro. Desta forma, poupará dinheiro porque não terá de comprar panos de limpeza e dará um bom uso à sua roupa usada.

7. Recicle a sua roupa de forma responsável

Em vez de se desfazer das suas roupas velhas, recicle as suas roupas usadas. O melhor da reciclagem de roupas é que elas podem estar em qualquer estado, rasgadas, manchadas ou pior. De facto, a roupa reciclada pode ser transformada em isolamento, estofo para cadeiras [4] ou até mesmo enchimento para ursos de peluche!


É fácil ver que as roupas podem ser versáteis e, com tantas opções disponíveis para reutilizar e reciclar, as roupas que já não quer nunca devem acabar no caixote do lixo. Desde a reutilização até à doação ou venda, vamos ser criativos quando se trata de eliminar as nossas roupas (de forma responsável, claro).

[4] https://www.recyclenow.com/what-to-do-with/clothing-textiles-0