UMA QUESTÃO DE TEMPO

UMA QUESTÃO DE TEMPO

Descobrir que as suas roupas ou tecidos acabaram de ficar com uma nódoa raramente acontece no momento do impacto. Muitas nódoas são somente descobertas algum tempo depois, após estarem secas, e quando a sua remoção já não é tão simples como passá-la por água antes da lavagem. Em casos como este, é útil saber o que fazer. Juntámos algumas dicas de remoção de nódoas, dependendo do tempo em que a nódoa esteve no tecido, por isso lembre-se da última vez em que usou essa camisa com nódoa, pois pode ajudá-lo a perceber como a remover.


O momento em que adere
Com muitas nódoas, se se aperceber delas quando aparecem, o melhor a fazer é passar abundantemente a zona com água. Para algumas nódoas, como nódoas de sangue, a água fria é o melhor, mas para muitas outras (como nódoas de gordura) a água quente pode resolver - veja as nossas Soluções para Nódoas para ter uma ideia do que funciona melhor.

Se não tiver uma torneira disponível, mas tiver um guardanapo ou uma toalhita de papel consigo, então passe pela nódoa para remover o excesso. Isto é um pouco diferente em relação a esfregar, pois pode misturar a nódoa no tecido, mantendo igual o tamanho da nódoa.

A partir daí, assim que chegar a casa, pode usar as seguintes dicas em baixo.

Alguns dias depois
Normalmente as nódoas só são descobertas quando está a mudar de roupa, ou até quando está a colocar roupas para lavar. É nesta altura que pode reparar na parte de trás da sua t-shirt, ou na bainha da sua saia, e pensar "isto esteve sempre aqui?"

Quando isto acontece, já não é tão simples como passar por água ou remover o excesso, pois a nódoa já pode estar bem seca. Assim sendo, necessita de a lavar imediatamente, dando especial atenção ao pré-tratamento da nódoa. Vanish Gold Oxi Action Pó funciona bem na maioria das nódoas em roupas de cor, mas dê uma olhada nas soluções para nódoas se não tiver a certeza.

As regras gerais de pré-tratamento com Vanish são as seguintes:

  1. Retire o doseador da embalagem Vanish, e encha ¼ do doseador com pó, e os restantes ¾ com água;
  2. Misture bem os dois no doseador;
  3. Aplique a solução diretamente na nódoa seca, cobrindo somente a superfície da mesma;
  4. Usando a parte inferior do doseador, esfregue a mistura na nódoa;
  5. Deixe atuar durante um máximo de cinco minutos, antes de retirar e de colocar na máquina de lavar roupa;
  6. Por fim, coloque o programa normal. Pode ainda adicionar um aplicador de Vanish Pó à lavagem para ajudar a remover aquelas nódoas mais escondidas.


Semanas após o sucedido
Algumas nódoas podem permanecer na sua roupa sem que se aperceba, especialmente se for em roupas que raramente usa. Estas nódoas podem ser relativamente mais difíceis de remover, e irão necessitar de mais tempo para o conseguir. No caso de nódoas de longa duração, o melhor é colocar a peça em água. Experimente Vanish Gold Oxi Action Pó. Aqui tem os passos:

  1. Adicione um doseador de pó para quatro litros de água morna, e deixe atuar na peça de roupa;
  2. Para cores, deixe atuar somente durante uma hora;
  3. Os brancos podem ficar até seis horas;
  4. Em seguida retire as peças, e coloque-as na lavagem.

Como pode ver, Vanish tem o potencial de tratar das nódoas, mesmo quando já não são frescas. Se não for eficaz à primeira tentativa, então repita o procedimento novamente, e para mais dicas de remoção de nódoas, dê uma olhada nos nossos restantes artigos.