TODAS AS FOLHAS SÃO CASTANHAS… UM GUIA PARA AS NÓDOAS DE OUTONO

TODAS AS FOLHAS SÃO CASTANHAS… UM GUIA PARA AS NÓDOAS DE OUTONO

Chocolate, molho, café e lama são tudo coisas ótimas (embora, talvez, não todos juntos). O que também têm em comum é serem todos castanhos - e um verdadeiro pesadelo para serem lavados das roupas. Seja chocolate quente num vestido, café por uma saia abaixo, ou lama que parece saltar do chão para as fardas da escola, desenvolvemos um guia rápido sobre como remover estas nódoas complicadas que parecem tornar-se mais castanhas que as folhas no outono.

Há uma grande variedade de possíveis culpados, mas para efeitos de demonstração, vamos falar sobre os 3 mais comuns: nódoas de café, de chocolate e de lama.

O Processo de Limpeza

Quando lida com uma nódoa deixada por algo castanho, muitas vezes quanto mais cedo tratar dela mais fácil é removê-la. Se a nódoa for à base de água (como o café, a maioria das outras bebidas quentes, e lama) e sem gordura, o melhor é enxaguar com água fria para prevenir que se entranhe na roupa. Quando a área já se encontra húmida, pode começar a remover a nódoa. Há diferentes formas de o fazer dependendo da cor do material:

Roupas Brancas
Para roupas brancas o processo é normalmente o mesmo para as 3 nódoas uma vez que, geralmente, consegue removê-las utilizando apenas um forte tira-nódoas. Para começar, retire o máximo de resíduos que conseguir com uma colher - tendo cuidado para não raspar demasiado levando esses resíduos a entranharem-se na roupa. Use um tira-nódoas contendo peróxido de hidrogénio como o Vanish Gold Oxi Action. Esfregue a zona manchada e deixe de molho durante 5 minutos. Depois, lave imediatamente a roupa, juntando uma colher de Vanish, para remover a nódoa por completo.

Roupas de Cor
Para nódoas castanhas à base de água (exemplo, nódoas de café) em roupas de cor, comece por enxaguar a parte de trás da nódoa com água fria. É importante lavar do avesso já que permite não forçar as cores, prevenindo ainda que a nódoa se alastre. Se a nódoa for recente talvez saia assim. Mas se a nódoa persistir aplique nela um tira-nódoas especial para roupas de cor - como o Vanish Gold Oxi Action. Esfregue gentilmente o Vanish na nódoa sem deixá-la entranhar-se. Se a nódoa já estiver ressequida talvez tenha de deixar a roupa de molho. Depois lave a roupa normalmente, juntando outra colher de Vanish.

Para nódoas de gordura, como as de chocolate, é melhor começar por remover o máximo possível de chocolate que conseguir com uma colher, tendo cuidado para não entranhar mais a nódoa no tecido. Depois de retirar o excesso faça uma mistura com uma parte de detergente líquido e duas partes de água fria. Aplique a mistura por cima da nódoa e passe um pano seco para absorver o líquido. Depois da maioria da nódoa ter saído aplique na zona afetada Vanish Gold Oxi Action. Esfregue gentilmente antes de lavar normalmente com a dose necessária de Vanish.

E aqui tem! Um guia simples sobre como resolver quaisquer acidentes que envolvam chocolate quente, café com leite ou lama. Por isso aproveite o lindo Outono, divirta-se e deixe Vanish limpar as suas nódoas.