TIRA-NÓDOAS: É A NOSSA CHÁVENA DE CHÁ

TIRA-NÓDOAS: É A NOSSA CHÁVENA DE CHÁ

Faça uma infusão de folhas secas de chá-da-índia com água a ferver durante, aproximadamente, três minutos antes de o filtrar. Adoce-o com mel ou açúcar e junte sumo de limão ou leite de vaca, para saborear.

Este podia ser o tipo de conselho a ser dado por um charlatão da época medieval mas são, simplesmente, as instruções para fazer uma chávena de chá! O chá é a segunda bebida mais consumida no mundo (depois da água) e por uma boa razão: sabe bem, acorda-o, refresca-o, e contem imensos antioxidantes para mantê-lo jovem.

O chá tem ainda a característica de conseguir manchar qualquer coisa que entre em contacto com ele uma vez que contem uma elevada concentração de taninos, um tipo de fibra vegetal. Por esta razão, o chá tem sido utilizado ao longo dos tempos para tingir e pintar madeira, papéis e roupa. Infelizmente, um momentâneo lapso de concentração pode levar a um trabalho de tingimento não intencional em qualquer coisa que entre em contacto com o chá.

Porquê?
A razão pela qual o chá e outras bebidas quentes podem criar nódoas tão difíceis tem a ver com o seu processo químico. Estes líquidos quentes são feitos de moléculas esféricas muito estáveis que se evaporam num padrão regular, de fora para dentro. Infelizmente isso significa que esses taninos são deixados no centro, deixando-os todos juntos num único sítio como uma nódoa concentrada nas fibras da roupa, tornando-a muito difícil de remover.

O que posso fazer?
Se entornar chá nas suas roupas não entre em pânico. Apesar de poder ser mais difícil de sair do que outras nódoas, se atuar rápido não deverá ter problemas a removê-la. Primeiro, coloque a roupa debaixo de uma torneira de água morna (a água fria só ajudará a nódoa a entranhar-se) pelo avesso, para que a nódoa possa sair da mesma forma que entrou em vez que a estar a empurrar para dentro do tecido. Assim que a maior parte da nódoa sair, aplique um pouco de Vanish Gold Oxi Action na zona, antes de deixar atuar por uns minutos. Depois, lave a peça de roupa normalmente com uma dose de Vanish junto com o detergente normal, e a nódoa sairá sem deixar marca.

Por isso, ponha a chaleira ao lume e ponha os seus pés para cima assim como 70.000 outras pessoas no mundo fazem cada segundo, e aprecie uma boa chávena de chá - sem ter que se preocupar se se entorna ou não.