TÉNIS

TÉNIS

O ténis é jogado por todo o mundo e com atletas famosos prontos a competir em torneios desde Wimbledon ao Open dos E.U.A., pode ser difícil não ver os títulos. Para além disso, após uma partida bem disputada, pode ser difícil evitar as nódoas. Mas Vanish está aqui para ajudar, como o nosso guia detalhado para o ténis.

A História do Ténis
O Ténis tem uma história complicada. Alguns historiadores acreditam que o ténis teve origem no Antigo Egito - ao associar a palavra árabe "rahat" à origem de "raquete"[1]. Contudo, a origem mais aceite é aquela acerca de uma jogo com bola "jeu de paume" inventado por monges franceses no século XI ou XII. Era um jogo grosseiro, mas rapidamente se tornou popular entre os nobres. O nome "ténis" pode derivar da palavra francesa "tenez" (ou seja "receber"). Entretanto, crê-se que a pontuação deriva da maneira como era jogado no court - os courts da altura tinham um comprimento de 90 pés (27,43m), por isso cada jogador tinha 45 pés (13,72m) para jogar. Quando um jogador recebia um ponto, era permitido avançarem no court - primeiro 15 pés (4,57m), depois outros 15 pés (4,57m) (até chegar aos 30 pés (9,14m)), e finalmente mais 10 pés (3,05m) (para chegar a 40 pés (12,19m)).

O jogo desenvolveu-se por todo o mundo, com variações do jogo mais semelhantes ao squash ou com raquetes em forma de "ténis", onde as paredes e o teto eram usados ao invés de um court aberto. Foi somente no ano de 1850 que o desporto moderno se desenvolveu[2].

Superfícies do Court, e as suas Nódoas!
No ténis existem diversos tipos diferentes de superfícies onde pode jogar, os mais populares sendo os courts de relva, de terra batida, ou (mais comuns) courts artificiais como os de cimento, ou superfícies sintéticas (feitas de borracha, sílica ou acrílico), ou Astroturf. Dependendo do tipo de superfície, diferentes nódoas podem ocorrer.

  • Courts de relva - Os torneios realizados na relva incluem Wimbledon e Queen's. Os courts de relva são um dos tipos mais rápidos de court, podendo também causar muitos ressaltos. Contudo, podem ser também um pouco escorregadios, e sem uma boa aderência pode acabar com uma ou duas nódoas de relva na sua roupa branca do ténis!
  • Courts de terra batida - Os torneios de Monte Carlo, Roma e o Roland Garros (ou Open da França) são todos realizados em terra batida e este tipo de superfície é normalmente encontrado em países mediterrânicos. É uma superfície algo dura e lenta e produz bastante ressaltos mas pode também deixá-lo com os sapatos e as meias laranja. Contudo, a terra batida é relativamente fácil de remover, sendo que água deverá ser suficiente, mas se ficar ressequida então é tempo de a pré-tratar.
  • Courts artificiais - Os Open dos E.U.A. e da Austrália são realizados em piso rápido, e não deverão deixá-lo com nódoas que tenha que se preocupar como os outros dois. Contudo, se cair, pode arriscar-se a ficar com um corte, e com uma nódoa de sangue.

Nos três tipos, as nódoas de transpiração são prováveis de aparecer.

Preparar, Enxaguar!
Felizmente, lidar com nódoas é muito mais fácil do que fazer um ace. Com Vanish Gold Oxi Action Gel (que pode remover certas nódoas em apenas 30 segundos!), pré-trate a nódoa com uma mistura de água morna e de ¼ do doseador de pó. Deite a mistura na nódoa, cobrindo a área afetada. Por fim, deixe a solução absorver por um máximo de cinco minutos antes de lavar, e de colocar na máquina de lavar roupa. O seu equipamento de ténis deverá ficar limpo e livre de nódoas, mas experimente repetir o processo caso as nódoas não desapareçam com a primeira lavagem.

Com roupa branca, faça com que fique com um tom mais branco ao colocar de molho com Vanish Gold White, basta adicionar um doseador inteiro de pó em quatro litros de água morna, e coloque a sua roupa. Deixe atuar num máximo de seis horas, e lave em seguida para ver o efeito completo.

Enquanto que qualquer campeão pode ganhar um jogo sem problemas, de certeza que após um jogo difícil, teria que lidar com uma ou duas nódoas. Derrote-as com Vanish.



[1] http://news.bbc.co.uk/sportacademy/hi/sa/tennis/rules/history/newsid_3575000/3575083.stm
[2] http://news.bbc.co.uk/sportacademy/hi/sa/tennis/rules/history/newsid_3575000/3575105.stm