NÓDOAS EM LINHO

 NÓDOAS EM LINHO

O linho é um tecido suave e versátil que tem um toque leve e fresco, mas também muito confortável. Desde fatos, a camisas e aventais, as propriedades do linho fazem com que este seja uma ótima escolha de tecido para usar no verão. É também usado há milhares de anos, em vários objetos como malas, roupas e até na mumificação! A origem do linho vem das fibras da planta do linho, e a fibra em si é muito absorvente! Isto significa que o linho é muito suscetível a nódoas, e como o vestuário de linho tem tendência a ter cores claras pode ser relativamente fácil dar conta de uma nódoa, e ser difícil de remover se tiver secado. Contudo, com as nossas dicas, a remoção de nódoas não será um problema.

1. Linho com Nódoa
Desde nódoas de ketchup a nódoas de óleo, qualquer nódoa pode afetar a sua roupa. Se der conta de uma nódoa a começar a formar-se aquando do impacto, então passe imediatamente com um pano, guardanapo, ou toalha de papel húmida. É importante que a passagem seja para retirar a nódoa, ao invés de a misturar e de a fazer entranhar-se mais no tecido. Caso a nódoa seja um pouco mais sólida, pode retirar o excesso com um objeto de contornos suaves, como uma colher, que irá ajudar a conter a nódoa numa área mais pequena. Com algumas nódoas pode enxaguar a área com água, o que pode ser uma boa ideia se estiver a usar qualquer coisa por baixo, mas certifique-se que não o faz com peças mais delicadas como um fato, pois pode conter seda.

2. Lavar Linho
Antes de usar Vanish em linho, certifique-se que testa primeiro uma pequena quantidade da solução no tecido, em caso de este causar descoloração. Se não houver alteração, então use Vanish Powergel, que funciona ao pré-tratar a nódoa. É fácil de usar, e contém o dobro da concentração de Vanish Oxi Action Pó. Basta colocar a fórmula na nódoa, e esfregá-la num movimento circular. A cabeça do Powergel contém relevos circulares que ajudam a esfregar a solução. Depois deixe atuar por um máximo de cinco minutos. Assim que terminar o tempo, basta lavar normalmente, com um doseador de Vanish Oxi Action Gold Pó juntamente com o detergente, e depois deixe secar assim que terminar o programa.

3. Cuidados com o Linho
Apesar de o linho ser um tecido bastante duradouro e fácil de cuidar, pode muitas vezes sair da máquina de lavar com um aspeto engelhado. Se isto ocorrer, verifique a etiqueta - esta deve indicar que o seu linho necessita de ser passado a ferro a uma temperatura mais elevada, no sentido de retirar todos esses vincos. O linho branco pode ser passado a ferro dos dois lados, mas em linho mais escuro ou colorido só necessita passar de um lado. Guarde os seus linhos num local fresco e seco. Evite armários apertados, se possível. Como o linho seca depressa não deve necessitar de ser colocado na máquina de secar, mas verifique a etiqueta para saber se a peça pode ser limpa a seco.