NÓDOAS DE VINHO: EXISTE ALGUMA DIFERENÇA ENTRE O TINTO E O BRANCO?

NÓDOAS DE VINHO: EXISTE ALGUMA DIFERENÇA ENTRE O TINTO E O BRANCO?

Muitos de nós desfrutamos de um copo de vinho às refeições, na companhia de amigos ou talvez a saborear um copo de vinho tinto no sofá depois do trabalho. Contudo, como todos sabemos, as nódoas de vinho podem fazer uma imensa sujidade se caírem nas toalhas de mesa, na roupa e/ou nas carpetes!

Como é uma das nódoas mais difíceis de eliminar, as nódoas de vinho e a maneira como as elimina irá depender do tipo de vinho que foi derramado e do tecido. Felizmente, Vanish oferece uma gama de produtos que tornam a remoção de nódoas muito mais fácil.

Os diferentes tipos de vinho
Para além dos diversos sabores, a principal diferença entre o vinho tinto, branco e rosé é a sua cor, que é determinada pelo processo de fermentação. Ao produzir vinho tinto, a maioria das uvas são usadas para fazer um sumo, incluindo os caules, as sementes, e as peles. São os "taninos" que existem nas peles da uvas e nas sementes que dão ao vinho tinto, em particular, a sua cor profunda.

Para produzir vinho branco, os caules, as sementes, e as peles das uvas são novamente usadas, mas ao invés de fazerem parte do processo de fermentação e de adicionarem cor, são removidos do sumo da uva após ter sido pisado.

Algures entre o tinto e o branco está o rosé. Produzido da mesma forma que o vinho branco, o rosé incorpora alguma cor das peles das uvas.

Como o vinho pode manchar
Apesar da gravidade de uma nódoa de vinho variar de acordo com o tipo de vinho que é, como todos os vinhos contêm taninos, o seu potencial para manchar é enorme.

Normalmente presentes em outros alimentos como o chá, o café, o chocolate e sumos de fruta, os taninos podem ser difíceis de remover completamente. Não sabe de onde vêm aqueles anéis que se formam nas suas canecas e que são tão difíceis de remover? Isso é o pigmento dos taninos.

Ao criar normalmente uma nódoa vermelha escura ou roxa, o vinho tinto é visível na maioria dos tecidos, em particular naqueles que têm uma cor mais clara.

Apesar de o vinho branco e o rosé serem mais discretos do que o vinho tinto, se não forem tratadas, estas nódoas amarelas, beges ou cor de rosa podem ter um impacto igualmente grande nos seus tecidos.

Melhores dicas de remoção de nódoas de vinho
Dependendo da natureza da sua nódoa de vinho, siga estas indicações em baixo para saber que medidas deve tomar:

  • Vinho tinto

Um famoso truque é cobrir a nódoa de vinho tinto com sal assim que a vir para este absorver algum líquido em excesso - deixando somente uma área seca para tratar!

Assim que possível, efetue um pré-tratamento ao passar um pano seco no local afetado e aplique Vanish Gold Oxi Action Pó. Misture 1/4 de doseador de pó com 3/4 do doseador de água morna. Esfregue a mistura na superfície da nódoa e deixe atuar até cinco minutos.

Antes de colocar a peça para lavar, adicione um doseador de Vanish Gold Oxi Action Pó a 4L de água morna e deixe de molho até uma hora.

Se a nódoa de vinho tinto estiver numa peça de lã, trate-a com Vanish Oxi Action Spray, esfregando diretamente na nódoa. Deixe atuar até cinco minutos e depois seque, repetindo o processo até que a nódoa desapareça.

  • Vinho branco

Apesar de não causar danos tão graves como o vinho tinto, o vinho branco pode ser tratado eficazmente no local com um pouco de ação rápida.

Para combater uma nódoa de vinho branco, vire o tecido do avesso e enxague a parte de trás da nódoa com água fria antes de fazer o tratamento Vanish.

Siga os mesmos passos mencionados acima para tratar nódoas de vinho tinto com a gama Vanish Gold Oxi Action.

  • Vinho rosé

Devido à presença de taninos que dão ao rosé a sua cor, para melhores resultados trate da mesma maneira que trataria uma nódoa de vinho tinto. Comece por aplicar sal para absorver qualquer líquido que fique na superfície, passe com um pano seco e coloque de molho com Vanish Gold Oxi Action Pó para todos os tecidos, à exceção da lã.

Nódoas de vinho, quer seja tinto, branco ou rosé podem ser facilmente eliminadas com os produtos Vanish. Por isso pode sentar-se, relaxar e desfrutar do seu vinho sem ter que se preocupar com possíveis derramamentos.