AS VÁRIAS NÓDOAS DO OUTONO

 AS VÁRIAS NÓDOAS DO OUTONO

Saberá que é outono quando as folhas começarem a mudar de verde para amarelo, e de laranja para vermelho escuro - e vai parecer uma das alturas do ano mais mágicas.

Não há nada melhor que um passeio no parque ou na floresta, ao ouvir o estalar das folhas por baixo dos nossos pés, antes de regressar a casa e desfrutar de uma refeição confortável e de uma tarde relaxante junto à lareira.

Quer seja ao transpirar durante as melhores atividades de outono que lhe sugerimos ou ao cozinhar as nossas receitas favoritas, estará sujeita a ficar com algumas nódoas pelo caminho. Graças à gama de produtos Vanish, não terá que se preocupar com a remoção de nódoas durante esta estação.

Atividades de outono para toda a família

  • Apanhar fruta

A maneira perfeita para que toda a família passe uma tarde junta é a apanhar fruta. Com uma grande variedade de frutos que amadurecem em setembro e em outubro, o outono é a altura ideal do ano para ir em busca de fruta fresca em parques e até no seu próprio quintal. Muitos frutos podem até crescer naturalmente em sebes ou em terrenos abandonados, por isso pode apanhá-los e comê-los conforme desejar. Pode ter a certeza que terá também algumas nódoas para eliminar assim que chegar a casa.

  • Saltar por cima de poças de água

Uma das brincadeiras preferidas das crianças é saltar por cima de poças de água. Equipados com galochas e roupa impermeável, não há nada melhor do que se sujarem e se divertirem ao ar livre. Saltar por cima de poças de água é simples, tudo o que necessitam é de um par de galochas e de muitas poças! Veja como se divertem ao saltar e a cair durante toda a tarde. Com cada salto irá ver uma nova nódoa a aparecer, mas desfrute da diversão e deixe Vanish fazer o trabalho difícil por si quando chegar a casa.

  • Folhas caídas

Existe muita coisa que podem fazer com folhas caídas - podem atirá-las e dar-lhes pontapés ou jogar às escondidas. Se acabarem por se esconderem por debaixo de um monte de folhas pode esperar encontrar nódoas de erva e de lama nas suas roupas assim que chegarem a casa.

Delícias de outono
Com a chegada do outono, o tempo frio vem com ele. Para que possa aquecer-se por dentro, experimente uma destas três delícias que pode confecionar com os seus filhos, enquanto se divertem na cozinha. Assim como em todas as aventuras na cozinha, conte com Vanish para tratar de todas essas inevitáveis nódoas:

  • Hotpot de legumes

Consolador e delicioso, um hotpot de legumes é o prato perfeito para o outono, e é também saudável!

Um hotpot de legumes é uma ótima maneira de utilizar quaisquer legumes que tenha de sobra no armário. Alguns legumes a ter em conta são aipos, cebolas, alhos, nabos, cenouras, cherovias e batatas; apesar de poder adicionar qualquer coisa. Irá também necessitar de 500ml de caldo de legumes.

Em primeiro lugar coloque a cebola e o aipo numa caçarola, juntamente com 250ml do caldo de legumes. Leve ao lume até ferver, reduza a intensidade do lume e deixe em lume brando durante 10 minutos. Em seguida adicione o restante caldo e legumes à caçarola e deixe cozinhar em lume brando até que os vegetais fiquem tenros (aproximadamente 25 minutos).

Adicione quaisquer temperos que goste, e sirva imediatamente. O aroma que ficará em toda a casa vai deixar todos ansiosos pelo jantar. Assim como com todos os hotpots, é provável que ocorram algumas nódoas de salpicos.

  • Crocante de maçã e de amora

Para fazer uma cobertura crocante para o seu pudim, misture 120g de farinha com 60g de açúcar refinado e use as mãos para misturar com 60g de manteiga sem sal. Assim que a mistura se pareça com migalhas de pão, polvilhe numa assadeira e leve ao forno durante 15 minutos, a 190°C.

Para fazer a deliciosa compota de amora, comece por derreter 30g de manteiga sem sal com 30g de açúcar mascavado num tacho. Assim que o caramelo comece a ganhar forma, descasque e corte 300g de maçãs vermelhas e adicione-as ao tacho antes de o tapar.

Passados três minutos, adicione 115g de amoras e ¼ de colher de chá de canela moída antes de cozinhar durante mais três minutos. Antes de servir, coloque a compota num prato que possa ir ao forno, cubra com a mistura crocante e aqueça durante 5-10 minutos.

  • Biscoitos com pepitas de chocolate

Esta é uma delícia que as crianças vão querer provar! Para fazer biscoitos, faça um creme com 225g de manteiga com 110g de açúcar refinado numa tigela até que a mistura fique clara e macia. Polvilhe a farinha na mistura e adicione 75g de pepitas de chocolate. Para dar mais sabor, adicione uma colher de chá de canela. Misture bem até que forme uma massa.

Peça às crianças para fazerem pequenas bolas da massa e colocarem-nas no tabuleiro do forno. Assim que estejam prontas, coloque-as no forno pré-aquecido a 170oC.

Deixe-os arrefecer e sirva com um copo de leite - delícias que toda a família pode desfrutar.

Nódoas de outono
Quer tenham estado a saltar na lama ou a cobrirem-se de farinha e de caldo de legumes, as nódoas de outono necessitam de ser tratadas o mais rapidamente possível.

Para tratar nódoas de comida, misture 1/4 de doseador de Vanish Gold Oxi Action Pó com 3/4 de doseador de água morna. Esfregue a mistura nas partes da frente e de trás na nódoa no sentido de garantir que todos os vestígios da nódoa são removidos, adicione mais um doseador do pó e lave normalmente.

Para nódoas de erva e de terra, encha o doseador com 20ml de Vanish Gold Oxi Action Gel de atuação rápida e esfregue na nódoa usando a base do doseador. Passados 10 minutos lave normalmente com 60 ml de gel, juntamente com o seu detergente habitual.

Independentemente daquilo que escolhe fazer neste outono para se divertir, se tiver Vanish não tem que se preocupar com as nódoas.