APRENDER A ESCREVER: OS TRUQUES DO OFÍCIO

APRENDER A ESCREVER: OS TRUQUES DO OFÍCIO

Quer esteja a desenhar, a escrever o nome ou a rabiscar um papel, o seu filho está a praticar inadvertidamente a sua caligrafia - mesmo que não seja logo óbvio. O alfabeto pode ser complicado de dominar para uma criança com uma mão trémula e mesmo com a mãe e o pai ao lado, a tinta fará os seus estragos.. no entanto, não há problema! Vanish remove facilmente as nódoas de tinta para que se possa focar apenas em ajudar o seu filho a cruzar o "T" e a pontuar o "I" sem medo de cometer erros. Aqui ficam alguns pontos a considerar quando estiver a ajudar o seu filho a melhorar a caligrafia.

 

Ferramentas para o ofício

Algumas crianças podem achar desconfortável segurar os lápis e canetas durante longos períodos de tempo mas como acontece em diversos aspetos da parentalidade, existem maneiras de ajudá-los a contornar essa situação. Há uma variedade de proteções esponjosas que, para além de fornecerem conforto adicional, ainda ajudam o seu filho a compreender onde os seus dedos devem estar posicionados.

Os canhotos e os destros também seguram as canetas de forma diferente mas já pode comprar canetas que têm esse aspeto em consideração. O que parece e sente que é o melhor para si pode não ser o melhor para o seu filho, caso ele escreva com a mão oposta à sua.

Exercite com o seu filho as suas maiores dificuldades

É claro que algumas coisas surgem com maior naturalidade do que outras e vai sempre haver alguma coisa que o seu filho vai achar mais desafiante comparativamente a outra. Algumas das dificuldades mais comuns são a formação de letras, o tamanho das mesmas, os espaços entre palavras e a escrita em linha reta[1].

Neste ponto, é importante lembrar que tudo melhora com tempo e prática

A transição de lápis para caneta cria novos desafios que incluem manchas e derrames de tinta. Mostrar ao seu filho que a sujidade criada não é o fim do mundo e rir-se disso vai ajudá-lo a aliviar estas situações enquanto continua a praticar!

Maneiras de praticar

Em última análise, uma criança pode praticar a sua caligrafia em qualquer lugar e não tem de estar limitada a uma mesa. Embora seja uma boa prática escrever à mesa, irem até ao jardim ou levá-los até ao parque e escrever um pouco ao sol pode ser uma experiência maravilhosa. Dessa forma não sentirão que estão a ser condicionados e terão a liberdade de brincar assim que terminarem.

A vida quotidiana

Nos dias que correm, muitas crianças podem ser vistas a passar a maior parte do seu tempo ao telemóvel ou ao computador mas trazer a escrita à rotina do dia a dia é uma ótima maneira de levar o seu filho a praticar a mesma sem ele dar conta. Alguns exemplos de como incluir a escrita no dia a dia:

  • Criar listas
  • Escrever recados em casa
  • Criar cartões escritos à mão

Lutar por um momento de atenção de uma criança

Desenhar pode não parecer uma forma de praticar a caligrafia mas o seu filho continua a usar as canetas e os lápis tornando, deste modo, os músculos da sua mão mais fortes. Assim como, um espelho de casa de banho embaciado ou uma janela podem também ser uma forma divertida do seu filho se focar mais em como escrever bem uma letra em vez de estar sentado à mesa por longos períodos de tempo!

Não se zangue com eles

É compreensível que ambos fiquem um pouco frustrados caso as coisas não corram como estava à espera inicialmente. No entanto, tem o poder de mudar a situação com um reforço positivo, fazendo da prática de caligrafia algo divertido. Criar um sistema de recompensas e objetivos simples de atingir são ambas boas ideias para encorajar o seu filho a que ele continue a praticar.

Se tiver alguns exemplos dos seus primeiros livros escolares, mostre-os para que os seus filhos vejam que toda a gente tem de começar por algum lado. E lembre-se, se houver alguma nódoa difícil ou tinta espalhada enquanto o seu filho está a aprender a escrever, não tem de ser o fim do mundo.

Tem alguma nódoa difícil da qual se quer ver livre de vez ou tem alguma dica Vanish para partilhar? Partilhe o seu conhecimento no nosso Facebook e descubra mais dicas sobre como lidar com as mesmas.

 


[1] http://www.scholastic.com/parents/resources/article/writing-activities/5-ways-to-improve-your-childs-handwriting